"Fisioterapia e para Fisioterapeuta. O Exercicio ilegal da profissão de fisioterapeuta assim como suas técnicas ,métodos ou ciências acarreta em riscos ou danos a saúde da população e configura crime.Exiga fisioterapeuta formado."









domingo, 22 de agosto de 2010

Fisioterapia no NASF



A Atenção Primária à Saúde é complexa e demanda uma intervenção ampla em diversos aspectos para que se possa ter efeito positivo sobre a qualidade de vida da população, necessita de um conjunto de saberes para ser eficiente, eficaz e resolutiva. É definida como o primeiro contato na rede assistencial dentro do sistema de saúde, caracterizando-se, principalmente, pela continuidade e integralidade da atenção, além da coordenação da assistência dentro do próprio sistema, da atenção centrada na família, da orientação e participação comunitária e da competência cultural dos profissionais (STARFIELD, 2004). Desta forma, são definidos os quatro atributos essenciais da atenção primária à saúde: o acesso de primeiro contato do indivíduo com o sistema de saúde, a continuidade e a integralidade da atenção, e a coordenação da atenção dentro do sistema.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Eleições 2010: Famosos Disputam Voto Popular.





Agulhadas, humor e futebol marcam a propaganda eleitoral de 2010!‎

Médico desabafa: O ato médico é um retrocesso na atuação multidisciplinar da saúde.



Leia entrevista concedida pelo deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região







senhor é médico sanitarista e, como deputado federal, posicionou-se contrário à aprovação do PL 7703/2006 na Câmara Federal. Por que tomou essa decisão? Não teme represálias? 

domingo, 8 de agosto de 2010

Atuação do Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é conhecido como o profissional que cuida da reabilitação de funções motoras.Compreender o movimento do corpo humano. Este é, em resumo, o objetivo fundamental do fisioterapeuta, que atua, ao longo de sua carreira, na prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física das pessoas, em qualquer idade.A Fisioterapia conquistou lugar, principalmente, nos consultórios e clínicas particulares. A profissão, entretanto, passa por uma fase de transição, que aponta para novas práticas, possibilidades e formas de atuação.

sábado, 7 de agosto de 2010

Indicação de Literatura

O livro fala da organização e da história da Fisioterapia de uma forma que o banco da faculdade não falou.  Com uma narrativa inteligente, perspicaz e cheio de exemplos pelo livro, ele descreve fases da fisioterapia, criação, por exemplo, da Academia Brasileira de Fisioterapia, instituição que eu não sabia que existia. 

Além disso, há comentários para fatos da Fisioterapia que pode ser diferentes do seu além das cópias de documentos importantissimos para a Fisioterapia.


Fale com o autor pelo e-mail geraldobarbosa43@yahoo.com.br

Exercicio de Alongamento

Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Importância do Alongamento

Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exemplo mais completo de inatividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Por um tempo, ao retirar o gesso, por um período de tempo, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Coffito assina parceria com a Revista Brasileira de Fisioterapia

O contrato foi firmado no dia 28 de julho, às 14h, na sede do Conselho, em Brasília


A partir de setembro, o Coffito vai disponibilizar a versão virtual da Revista Brasileira de Fisioterapia no site do Conselho. A assinatura do contrato com a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia (responsável pela edição da Revista) aconteceu no dia 28 de julho, às 14h, na sede do Conselho, em Brasília. Uma das editoras da publicação, professora Aparecida Maria Catai, foi à responsável pela assinatura do contrato, em conjunto com o presidente do Coffito, Roberto Cepeda.


O contrato tem duração de um ano. Além de disponibilizar a revista no site, a parceria também prevê espaços publicitários para o Conselho divulgar informações institucionais, presença da marca do Coffito nas publicações e entrega de 200 exemplares impressos.




A próxima edição da revista, que será publicada em setembro, terá o editorial do presidente Cepeda e já estará disponível no site do Coffito.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...