"Fisioterapia e para Fisioterapeuta. O Exercicio ilegal da profissão de fisioterapeuta assim como suas técnicas ,métodos ou ciências acarreta em riscos ou danos a saúde da população e configura crime.Exiga fisioterapeuta formado."









quinta-feira, 25 de março de 2010

Inflamação


Inflamação Crônica
A inflamação crônica dura semanas, meses ou anos, enquanto a inflamação aguda tem curta duração, horas ou dias.
A inflamação aguda é caracterizada pelos fenômenos vasculares e exsudativos enquanto a inflamação crônica é caracterizada pelos fenômenos proliferativos, com formação de fibrose.

Pneumoconioses

O termo pneumoconiose é largamente utilizado quando se designa o grupo genérico de pneumopatias relacionadas etiologicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho.
As pneumoconioses são didaticamente divididas em fibrogênicas e não fibrogênicas de acordo com o potencial da poeira em produzir esse tipo de reação tecidual. Apesar de existirem tipos bastante polares de pneumoconioses fibrogênicas e não fibrogênicas, como a silicose e a asbestose, de um lado, e a baritose, de outro, existe a possibilidade fisiopatogênica de poeiras tidas como não fibrogênicas produzirem algum grau de fibrose, dependendo da dose e das condições de exposição.

Calcificação

A calcificação patológica constitui um processo morbido de origem nas alterações metabolicas celulares. Essas alteraçãoes induzem na deposição anormal de sais da cálcio e outros sais minerais heteropicamente,ou seja, em locais onde não é comum a sua deposição. Em outras palavras a calcificação patológica é assim definida por se localizar fora do tecido ósseo ou dental em situações de alterações da homeostase e da morfostase.O mecanismo das calcificações patologicas seguem o mesmo principio das calcificações normais, ou seja, sempre deve se formar um núcleo incial principalmente de hidroxiapatita, que no caso é heterotópico. Esse núcleo pode, por exemplo, iniciar-se nas mitocôndrias, sede celular dos depositos normais de cálcio na celula, quando esta entra em contato com grandes concentrações desse íon no citosol ou no liquido extracelular. Dependendo da situação envolvida em cada alteração funcional ou morfológica do tecido, podem se destinguir 3 tipos de calcificação heterotópica: Distrófica, matastática e por calculose(ou litiase).
CALCIFICAÇÃO DISTRÓFICA
Como o próprio conceito enfatiza, a calcificação distrófica se relaciona com áreas que sofreram agressões e que apresentam estágios avançados de lesões celulares irreversiveis ou já necrosadas.
CALCIFICAÇÃO METASTÁTICA
A calcificação metastática não tem sua causa primária fundamentadas nas alterações regressivas teciduais, mas sim em disturbios dos niveis sanguineos de cálcio, ou seja, da calcemia.

http://www.scribd.com/doc/27708380/Patologia-APOSTILA-B

domingo, 7 de março de 2010

Disturbios Hemodinâmicos

EDEMA 
É o acúmulo de líquido no interior das células, no interstício ou no interior de cavidades.
Tipos de edema:
- Localizado (inflamatório ou não inflamatório)
- Generalizado (inflamatório ou não inflamatório)
Mecanismos que levam ao edema:
1.Aumento da pressão hidrostática intravascular.
2.Diminuição da pressão Oncótica
3. Aumento da Permeabilidade Capilar
4.Obstrução Linfática
Essa obstrução pode ser devido:
- Processos Inflamatórios
- Neoplasias
Inflamação da parede do vaso linfático: Linfangite
Nomenclatura dos Edemas:
1. Edema Intracelular
2. Edema nas cavidades corpóreas
- Tórax: Hidrotórax
- Abdômen: Hidroperitônio - Ascite
- Bolsa Escrotal: Hidrocele

sexta-feira, 5 de março de 2010

RPG



Já que iremos falar de postura, que é do que trata a Reeducação Postural Global (RPG), em primeiro lugar, sente-se direito. Apóie os dois ossos mais pontudos dos glúteos (ísquios) na cadeira, mantenha os pés no chão, os ombros levemente para trás e a coluna reta. Olhe em direção ao computador à sua frente mantendo o cotovelo em um flexão . A posição da cabeça deve permitir que o olhar seja o mais horizontal possível. Observe sua respiração: tente inspirar e expirar na mesma medida. Pronto. Fique assim.
Talvez você esteja se sentindo um pouco "desalinhado" nessa posição. Acontece. A maioria de nós não está acostumada a se portar como deveria com o corpo, e não só por displicência. Existem fatores fora do nosso alcance que, literalmente, nos entortam. A gravidade é um deles. Sua força nos comprime achatando músculos e articulações, quadro piorado com as tensões do dia-a-dia, que enrijecem ainda mais nossa máquina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...