"Fisioterapia e para Fisioterapeuta. O Exercicio ilegal da profissão de fisioterapeuta assim como suas técnicas ,métodos ou ciências acarreta em riscos ou danos a saúde da população e configura crime.Exiga fisioterapeuta formado."









quinta-feira, 3 de março de 2011

Osteoporose.





Entenda melhor o que é osteoporose. Conheça o conceito,  os fatores de risco, diagnóstico e muito mais!


A osteoporose é uma doença que diminui a massa óssea a tal ponto que os ossos passam a fraturar-se espontaneamente em atividades comuns do cotidiano, como, por exemplo, o ato de sentar-se com rapidez, que pode levar a uma fratura no quadril. 




FATORES DE RISCO PARA OSTEOPOROSE:
A massa óssea do adulto - pico de massa óssea - reflete o acúmulo de tecido ósseo ocorrido durante o crescimento. Parece chegar ao limite máximo ao redor dos 17 anos de idade, podendo estender-se até ao redor dos 30 anos.
Predispõem à osteoporose fatores que induzem a um baixo pico de massa óssea e aqueles que são responsáveis por perda excessiva ou baixa produção. 
 
Genéticos
Raça branca ou asiática
História familiar
Baixa estatura
Massa muscular pouco desenvolvida
Estilo de vida
Baixa ingesta de cálcio
Sedentarismo
Exercício excessivo levando a amenorréia (ausência de menstruação)
Pouca exposição solar
Nuliparidade
Tabagismo (*)
Alcoolismo (*)
Dieta vegetariana (*)
Alta ingesta de proteínas permanentemente (*)
Alta ingesta de cafeína permanentemente (*)
(*) Associado com os outros fatores
Ginecológicos
Menopausa precoce sem reposição hormonal
Primeira menstruação tardia
Retirada cirúrgica de ovários sem reposição hormonal
Ligadura das trompas (+)
Retirada cirúrgica parcial do útero (+)
(+) Risco de diminuição da função ovariana por insuficiência vascular.




Como Prevenir a Osteoporose:


Quando a mulher se aproxima dos cinqüenta anos a produção de estrógeno diminui e a ovolução é interrompida. Com isso a mulher para de menstruar e algumas sentem dores de cabeça, dores pelo corpo, fadiga, ondas de calor, sudorese, secura vaginal, insônia, alteração do humor e aumenta a incidência de doenças coronarianas. Mas todas as mulheres tem perda de massa óssea em decorrência da queda dos níveis de estrógeno.
Uma das soluções para esses casos é a reposição hormonal, que protege contra as doenças coronarianas, reduz o risco de câncer uterino e é a melhor forma de interromper a perda de massa óssea e prevenir a osteoporose da pós-menopausa. Mulheres que tiveram câncer de seio ou que tenham enxaqueca, diabetes ou asma podem ter problemas com reposição hormonal. Nem sempre a menopausa requer o uso de drogas.
O exame que pode ser feito para medir o nível de perda da massa óssea é chamado de densitometria óssea e é indicado para as pessoas que apresentam pelo menos dois fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Nestes casos, a determinação da massa óssea é importante para auxiliar o tratamento.
Para prevenir a osteoporose é preciso fazer uma prevenção na adolescência principalmente, para as mulheres. A quantidade de massa óssea que conseguimos juntar na adolescência fará com que no envelhecimento tenhamos maior resistência contra fraturas, por isso, é fundamental que a jovem seja orientada para uma dieta rica em cálcio, como também para atividades físicas regulares.
Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana. O melhor é caminhar, correr dançar, jogar tênis, ou praticar esporte coletivo como futebol, voleibol, basquetebol. Para pessoas mais idosas o indicado é caminhar aproximadamente 40 minutos de preferência todos os dias, respeitando sempre os limites de cada um e o conselho do seu médico.
Outro fator que auxilia no tratamento e na prevenção é a ingestão de alimentos com grandes quantidades de cálcio. Algumas das melhores fontes de cálcio são o leite e seus derivados, porém recomenda-se consumo moderado de laticínios devido a sua grande quantidade de gordura. Deve-se dar preferência aos desnatados que possuem o mesmo teor de cálcio dos integrais. Veja abaixo alguns alimentos e suas quantidadesde cálcio:



Diagnóstico da osteoporose:





O diagnóstico da osteoporose é feito por meio de exames que detectam a densidade dos ossos.
É possível identificar sinais precoces de osteoporose ou mesmo sinais de enfraquecimento ósseo que ainda não são considerados osteoporose, e sim osteopenia.
O principal exame para o diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea, uma exame indolor, simples e rápido que avalia a densidade dos ossos, em especial a coluna, quadril e pulsos.
A Fundação Americana de Osteoporose recomenda a realização de densitometria óssea de forma preventiva para mulheres que preencham qualquer um dos perfis abaixo:
  • Estejam acima de 65 anos,
  • Pós-menopausa com alguma fator de risco para osteoporose (fraturas anteriores, familiares com osteoporose, etc.),
  • Estejam em uso de medicamentos corticóides (prednisona, prednisolona, etc)
  • Possua diagnóstico de diabetes tipo 1, doença hepática, renal ou de tireóide.
  • Teve menopausa precoce.
Além disto, o médico pode indicar a realização da densitometria caso ele julgue que seja necessário.

Tratamento da osteoporose:

O tratamento da osteoporose é baseado na redução da destruição/re-absorção óssea e/ou no estímulo a formação óssea. Existem diversos tipos de tratamento que podem ser utilizados isoladamente ou de forma associada.
Medicamentos para osteoporose:
  • Terapia de reposição hormonal. A terapia de reposição hormonal, em especial o uso de estrogênios, foi uma das principais formas de tratamento da osteoporose até a poucos anos, mas devido a questões relacionadas a sua segurança seu uso vem sendo questionado.
  • Opções de tratamento de reposição hormonal podem ser discutidas com o médico para avaliação do melhor tratamento para cada pessoa.
  • Bisfosfonatos. Medicamentos utilizados no tratamento da osteoporose por inibirem o processo de re-absorção óssea, podendo levar até mesmo a um aumento da densidade óssea. Dentre os bisfosfonatos estão alendronato, risedronato e ibandronato.
  • Raloxifeno. Esta medicação é considerada um modulador do receptor de estrogênio. Seu mecanismo de ação está em mimetizar a função do estrogênio para aumentar a densidade do osso, sem afetar os riscos associados a terapia de reposição hormonal, como câncer de útero.
  • Calcitonina. Hormônio produzido pela glândula tireóide naturalmente reduz a re-absorção óssea. O seu uso na forma de suplementação por meio de spray nasal ajuda a prevenir a perda óssea e a combater a osteoporose.
  • Tamoxifeno. Hormônio sintético é usado para tratar câncer de mama. Embora o tamoxifeno bloqueie o receptor de estrogênio no tecido mamário, seu efeito nos ossos é parecido com o estímulo estrogênico, reduzindo a perda óssea e auxiliando no tratamento da osteoporose.
  • Teriparatide. Este medicamento foi recentemente aprovado pela agencia norte-americana de medicamentos (FDA). O teriparatide é análogo do hormônio paratireóide usado no tratamento da osteoporose pois estimula a formação de osso.


Fisioterapia na Osteoporose:

Os indivíduos portadores de osteoporose podem complementar o seu tratamento fazendo fisioterapia. A fisioterapia vai ajudar no tratamento da osteoporose favorecendo a massa óssea, trazendo benefícios cardíacos, respiratório e ajudando a fortalecer os músculos.
Na fisioterapia são feitos alguns exercícios físicos, não tanto para aumentar a massa óssea, mas com a intenção de melhorar o equilíbrio, a força muscular, coordenação motora, e aumentar a amplitude de movimentos, aumentando a qualidade de vida do indivíduo.
Além disso, o trabalho da fisioterapia é importante para complementar o tratamento da osteoporose, no que diz respeito à diminuição da dor, visando prevenir as quedas e consequentemente as fraturas, que são tão comuns na terceira idade.
Mas é importante ressaltar que o tratamento da osteoporose também deve conter a toma de medicamentos à base de cálcio, que é fundamental para deixar os ossos fortes.
Saiba o que comer para combater a osteoporose em: Alimentos ricos em cálcio.

Fonte:


Um comentário:

  1. Achei muito legal o seu blog! Com matérias relevantes e esclrecendo o papel de vocês! Parabéns, estou te seguindo!
    Passa lá no meu tb!

    www.prof-nathalia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...