"Fisioterapia e para Fisioterapeuta. O Exercicio ilegal da profissão de fisioterapeuta assim como suas técnicas ,métodos ou ciências acarreta em riscos ou danos a saúde da população e configura crime.Exiga fisioterapeuta formado."









domingo, 20 de fevereiro de 2011

Entrevista com Fisioterapeuta Dr.Alípio Jr Especialista em Osteopatia

Sou fisioterapeuta formado pelo Centro universitário Barão de Mauá -Ribeirão Preto -SP/2003. Dr. Alípio Jr. Crefito 60.553-F ,
pós-graduado em terapia Manual e postural,pelo Curso internacional de terapia manual e postural. Pós graduando em Osteopatia, pela EOM-Escuela de Osteopatia de Madri Especialização em Fisioterapia Desportiva. Responsável pelo Centro Integrado de fisioterapia Manual -

( CIFMANUAL ) desde 2004.


VIDA MELHOR –Nome e formação profissional:
Alípio j da Silva Junior Fisioterapeuta – pós graduado em Terapia manual e postura, Desportiva e Pós Graduando em Osteopatia, pela Escuela de Osteopatia de Madrid, Espanha.

VIDA MELHOR –Como é seu trabalho?carga horaria?viagens?
Atuo numa clínica particular a CIF Manual,(Centro Integrado de Fisioterapia Manual)  especializada em  Desportiva, ortopedia-traumatologia.
Tem uma carga horária de 9 hs diária com possibilidade de hora extra dependendo da demanda.

VIDA MELHOR –Como você vê o papel do fisioterapeuta no futebol?
A profissão tem conquistado seu devido e merecido espaço em diversos setores muitas vezes ocupados por outros profissionais. No futebol não é diferente, as lesões são cada vez maiores com necessidades de reabilitação cada vez maiores. Lesões que há alguns anos atrás poderiam abreviar à vida esportiva de um atleta, hoje em dia, a medicina já consegue intervir de maneira bem sucedida possibilitando ao fisioterapeuta com os recursos e técnicas hoje adquiridas obter sucesso cada vez mais rápido e seguro o retorno do atleta ao esporte. Outro grande e importante papel do fisioterapeuta é o preventivo, sempre atento na execução dos movimentos esportivos, possibilitando uma biomecânica mais produtiva num menor gasto energético possível no gesto esportivo.

VIDA  MELHOR - Encontrou alguma dificuldade no início do seu trabalho no esporte?
Acredito que a maior dificuldade tenha sido mostrar que reabilitar um atleta seja completamente diferente de se reabilitar um sedentário, visto as necessidades fisiológicas do atleta diferenciam em grau de funcionabilidade do organismo, deve-se ter um cuidado de  tratar a lesão sem permitir que o atleta sofra grande perda em seu condicionamento físico geral.

VIDA  MELHOR –Diferença do fisioterapeuta de um clube e de uma clinica?
Minha experiência é baseada em clinica, recebo atletas amadores, alguns de categoria de base e atletas de final de semana (aqueles que praticam o esporte de maneira esporádica),em várias modalidades esportivas, isso nos dá uma condição de trabalho mais tranqüila pois não existe muito a pressão causada, muitas vezes por empresários, patrocinadores ou interessados no retorno breve deste atleta. A responsabilidade do tratamento fiel a conduta fisioterápica deve sempre ser respeitado em qualquer situação, frisando sempre o principal objetivo; a segurança e integridade da reabilitação da lesão do atleta.

VIDA  MELHOR –Quais as condutas ou tecnicas dentro da fisioterapia esportiva você mais utiliza?
Hoje em dia o que mais utilizo em reabilitação é a Osteopatia, mas procuro também usar recursos que tenho disponível e que venha me oferecer segurança. Em pós operatório uso alguns protocolos como referencia adequado a necessidade do paciente,como recursos gosto muito da hidroterapia, mas também uso eletroterapia dentre outros.

VIDA  MELHOR –Cite um caso onde você percebeu que seu trabalho foi valorizado?
No início, logo que me formei, sempre buscava algum tipo de reconhecimento profissional, acredito que seja normal, estamos sempre querendo mostrar o quanto estudamos e podemos resolver isso ou aquilo, esperando sempre que alguém pare o mundo e diga o quanto você o ajudou. Mas ao passar dos anos descobri que o reconhecimento não vem dessa forma, ele esta no dia a dia, basta olhar na expressão de um paciente quando ele consegue realizar algo que antes era impossível. Seu sorriso de satisfação é o nosso reconhecimento, não precisa de palavra, não precisa de muito obrigado! Minha satisfação de dever cumprido esta justamente nos pequenos gestos de proporcionar ao próximo uma nova oportunidade de viver seu sonho.

VIDA  MELHOR –Quais são seus objetivos atuais dentro da fisioterapia?
Eu sou Fisioterapeuta e vivo a fisioterapia com intensidade, sei que essa é minha missão e a cumprirei com dignidade e honra. Meu principal objetivo, fazer minha humilde contribuição para um dia ver nossa profissão ser reconhecida de maneira justa e digna perante a sociedade. Somos profissionais capacitados de técnicas, conhecimento e grande dever social. Mas para isso o fisioterapeuta precisa se valorizar primeiro, ter mais amor próprio perante a profissão e não se deixar submeter.  Digo, nossas maiores armas são; união e o conhecimento!

VIDA MELHOR –Consideraçoes Finais!
Quero agradecer ao kessler Quindere pelo gentil convite para estar neste maravilhoso Blog “Vida Melhor”.
Sei que nossa caminhada não será tranqüila, mas também sei que quando realizamos uma jornada com uma Fé verdadeira, conseguimos conquistar companheiros e aliados fiéis ao maior propósito, ser Fisioterapeuta acima de tudo!

VIDA  MELHOR –Recados para os leitores do Vida Melhor!
Caros colegas e amigos do Vida Melhor, muitas vezes começamos uma tarefa pensando sempre nas possibilidades de fracasso, com isso deixamos de concentrar nossa energia no sucesso  ou simplesmente na execução da tarefa. E fisioterapia é assim também, na faculdade ouvimos sempre o como é difícil, como o mercado esta saturado, como é mal reconhecido enfim são tantas negatividades que ficamos assustados. Do fundo do coração eu vos digo; pergunte-se, se você esta no caminho do seu sonho? Se realmente você nasceu para ser um fisioterapeuta? Se a resposta for SIM! Só lhe resta estudar, respeitar ao próximo acima de tudo e ser fiel ao que você acredita assim você com certeza conquistará seu espaço e estará realizado. Que Deus ilumine suas mãos e permita que vocês sejam instrumentos da sua paz.
Abraços a todos, cordialmente,
Dr. Alípio Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...