"Fisioterapia e para Fisioterapeuta. O Exercicio ilegal da profissão de fisioterapeuta assim como suas técnicas ,métodos ou ciências acarreta em riscos ou danos a saúde da população e configura crime.Exiga fisioterapeuta formado."









terça-feira, 27 de abril de 2010

Úlceras de Decúbito

(Escara; Úlcera Trófica, ferida de decúbito) Ferida é a interrupção do tecido em maior ou menor extensão podendo afetar pele, mucosa ou órgãos. A úlcera é uma ferida. É uma necrose isquêmica com ulceração de tecidos localizados sobre proeminências ósseas, resultantes de pressão prolongada por contato com objetos externos (p. ex., cama, cadeira de rodas, gesso, tala), ou causada por outras patologias. É observada com maior freqüência em pacientes que apresentam sensibilidade diminuída ou ausente, ou se apresentam debilitados, edemaciados ou paralisados (p. ex., devido a lesões medulares ou doenças neurológicas degenerativas), ou que por qualquer razão ficaram restritos ao leito ou em cadeiras de rodas por muito tempo. Os tecidos normalmente acometidos são os que recobrem o sacro, o ísquio, os trocanteres maiores, maléolos externos e calcanhares; dependendo da posição do paciente, outros locais podem ser acometidos. As úlceras de decúbito atingem diretamente a pele e podem chegar a atingir músculos e ossos.
Tratamento – deve ser especializado O maior problema no tratamento da úlcera de decúbito é que ela é como um “iceberg”: Sua superfície visível é pequena, mas a extensão da base é desconhecida. Deve ser realizado junto à equipe de Enfermagem, Fisioterapia e Dermatologia.
Fisioterapia diária, é fundamental para mobilizar os membros do paciente, o que permite manter a elasticidade e movimento da pele. Além disso, a fisioterapia também oferece o tratamento de ferida superficial através de equipamentos como, por exemplo, o Laser.





 
Fonte: http://www.portaldafisioterapia.com/?pg=assuntos_relacionados&id=802

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...