"Fisioterapia e para Fisioterapeuta. O Exercicio ilegal da profissão de fisioterapeuta assim como suas técnicas ,métodos ou ciências acarreta em riscos ou danos a saúde da população e configura crime.Exiga fisioterapeuta formado."









terça-feira, 11 de maio de 2010

Satisfação sexual de pessoas portadoras de lesão medular


Além dos aspectos físicos que podem ser alterados pela lesão medular, é preciso considerar os aspectos de natureza emocional e o conceito de sexualidade .Primeiramente nos cabe diferenciar sexo, ato sexual e sexualidade. Segundo Trieschmann (apudMaior, 1988): “Sexo é um impulso primário, subcortical, modulado por influências córticas normalmente inibitórias que determinam a ocasião, o modelo e a intensidade da manifestação sexual.Ato sexual é o comportamento assumido, envolvendo as áreas erógenas secundárias, jogos preliminares, contato corporal e a relação genital. Sexualidade corresponde à soma de impulso sexual, ato sexual e todos os aspectos da personalidade envolvidos na comunicação e no relacionamento interpessoal:  diálogos, atividades e interesses partilhados e outras formas de expres- sar afeto e amor”. Nos casos de lesão medular, o intercursosexual pode não se processar de modo espontâneo, faz-se necessária uma preparação, como esvazia- mento da bexiga, adequação de posição, etc. O deficiente físico pode e deve procurar sua satisfação sexual. A ênfase no genitalismo como única forma de expressão e gratificação sexuais pode ser trabalhada na reabilitação, desde que haja interesse e o movimento seja adequado para o cliente, bem como se faz necessário ter profissionais aptos a trabalharem com as questões emergentes.
Profissionais da área da saúde precisam ter cuidado para que as pessoas com incapacidade física possam aprender mais sobre si mesmas, não se limitando a informações focais ou generalizadas, quando não errôneas, a respeito de suas inca- pacidades físicas.

Para maiores informações:
www.actafisiatrica.org.br/.../secure/.../vl_06_n_01_07_09.pdf

Um comentário:

  1. muito bom mesmo seu blog! é muito informativo,curso 1 semestre tou me apaixonando por fisioterapia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...