"Fisioterapia e para Fisioterapeuta. O Exercicio ilegal da profissão de fisioterapeuta assim como suas técnicas ,métodos ou ciências acarreta em riscos ou danos a saúde da população e configura crime.Exiga fisioterapeuta formado."









sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cinesioterapia :A cura pelo movimento (Parte I)

A cinesioterapia não é um tratamento através do movimento, mas o tratamento do movimento e engloba recursos e técnicas variados, incluindo: mobilização ativa e passiva, alongamento, exercícios respiratórios, exercícios para fortalecimento muscular, reeducação da postura, coordenação motora, equilíbrio, dentre outros.
Um dos seus principais aspectos é englobar, através da realização de exercícios estáticos e dinâmicos associados à respiração e à reeducação da postura e do movimento, a conscientização corporal, o resgate da auto-imagem e a orientação de condutas para as atividades da vida diária.
A cinesioterapia pode ser realizada de forma manual, podendo ser realizados os movimentos e exercícios ao ar livre ou na água (hidroterapia), utilizando-se também bolas, pranchas, therabands, barras, pesos e outros recursos para se alcançar os objetivos.
O programa de cinesioterapia é individual e prescrito e aplicado por um fisioterapeuta habilitado.

Bola Suiça: 



 Pode ser um óptimo acessório para trabalhos de força (braços, pernas e tronco), equilíbrio e coordenação, flexibilidade e relaxação e para trabalho aeróbio. Deve ter alguns cuidados ao usar a bola: faça sempre um aquecimento e os respectivos alongamentos no final dos exercícios; parar a execução sempre que esta lhe provoque alguma dor intensa; faça sempre o ciclo respiratório (inspiração-expiração); não utilize a bola em pisos escorregadios e realize os exercícios numa sala livre de objectos perigosos.
Thera-Band:
O elástico pode ser um óptimo acessório para trabalho de força, equilíbrio e coordenação. O elástico serve principalmente para variar o tipo de trabalho localizado que se costuma realizar, substituíndo os halteres e caneleiras. É facilmente transportável e todos estes exercícios podem ser realizados em casa. Deve ter alguns cuidados ao usar o elástico: faça sempre um aquecimento e os respectivos alongamentos no final dos exercícios; páre a execução sempre que esta lhe provoque alguma dor intensa; faça sempre o ciclo respiratório (inspiraçãoexpiração).


Exercitadores de mão, dedos e punhos:
 Promove aumento da amplitude de movimento, fechamento da mão, deslizamento de tendão e força manual.










































Halteres:
 
Os halteres são utilizados para exercícios resistidos com o objetivo de fortalecimento muscular e aprimoramento da coordenação motora.É indicado para trabalhar membros superiores, tonificando a musculatura dos braços, peito e costas .

Cama Elastica:

Exercícios proprioceptivos: sendo aqueles que provocam desequilíbrios, gerando estabilidade  na Cama elástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...