"Fisioterapia e para Fisioterapeuta. O Exercicio ilegal da profissão de fisioterapeuta assim como suas técnicas ,métodos ou ciências acarreta em riscos ou danos a saúde da população e configura crime.Exiga fisioterapeuta formado."









quarta-feira, 19 de maio de 2010

HIPERTENSÃO.

A Hipertensão é uma doença de múltiplas causas, caracterizada pelo aumento mantido dos valores da pressão arterial. Valores de 140 por 90, mesmo que a pessoa esteja calma e em repouso, já podem ser considerados anormais. O que pode acometer o organismo de um hipertenso, Suas artérias ficarem apertadas e dificultarem a passagem do sangue, razão pela qual o coração precisa exercer uma pressão maior para bombeá-lo.


(O Tratamento Para alguns, uma dieta com pouco sal e sem gordura, além da mudança de hábitos de vida deixar de fumar, ingerir menos álcool, fazer exercícios e emagrecer) são suficientes par manter a pressão controlada. Outros, porém, necessitam de medicamentos. Mas só o médico pode estabelecer o tipo de hipertensão, avaliar o estado dos órgãos alvo da doença e prescrever o tratamento indicado.


A Atuação da Fisioterapia visa desenvolver atividades efetivas em todos os níveis de atenção, dentro da equipe interdisciplinar, visando promover, prevenir, e reabilitar o individuo. Através da realização do tratamento fisioterapêutico com atividades educativas, a fisioterapia proporciona ao individuo a manutenção de sua saúde. A fisioterapia atua na prevenção dos fatores de risco que predispõe a hipertensão através do exercício físico aeróbico e resistido. E tem por objetivo eliminar ou minimizar as limitações físicas e sociais impostas a uma pessoa utilizando o exercício físico como instrumento de trabalho. Assumindo assim um importante papel fundamental na recuperação de indivíduos com disfunções do sistema cardiovascular.


COMO É POSSÍVEL PREVENIR A HIPERTENSÃO?


Levar uma vida saudável, manter o peso ideal, não ingerir bebidas alcoólicas, fazer exercícios, não fumar e adotar uma dieta balanceada, com consumo moderado de sal são atitudes preventivas. Também é recomendável que toda pessoa com mais de 40 anos faça medidas periódicas de pressão – sobretudo quem tem histórico de pressão alta na família – sempre sob orientação médica.

2 comentários:

  1. Olá blogueiro!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por seguirem o Blog FisioSaúde!

    Parabéns a vocês pelo conteúdo deste blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...