"Fisioterapia e para Fisioterapeuta. O Exercicio ilegal da profissão de fisioterapeuta assim como suas técnicas ,métodos ou ciências acarreta em riscos ou danos a saúde da população e configura crime.Exiga fisioterapeuta formado."









domingo, 8 de agosto de 2010

Atuação do Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é conhecido como o profissional que cuida da reabilitação de funções motoras.Compreender o movimento do corpo humano. Este é, em resumo, o objetivo fundamental do fisioterapeuta, que atua, ao longo de sua carreira, na prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física das pessoas, em qualquer idade.A Fisioterapia conquistou lugar, principalmente, nos consultórios e clínicas particulares. A profissão, entretanto, passa por uma fase de transição, que aponta para novas práticas, possibilidades e formas de atuação.


Áreas de atuação do Fisioterapêuta

*Angiologia

 

O fisioterapeuta avalia e desenvolve um programa de assistência para pacientes com uma variedade de distúrbios vasculares, com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, aumentar a resistência física aos exercícios, aliviar a dor, etc. 

* Acupuntura

 É indicada em praticamente todas as doenças, dores em geral, estresse, ansiedade, problemas na coluna, obesidade, menopausa, gestação e em tratamentos estéticos, auxiliando a melhora da pele de dentro para fora como é o caso da acne, celulite, estrias, entre outras.

 

* Cardio-Respiratória

 

Nesta área, o fisioterapeuta lida com a avaliação e o tratamento de pacientes com distúrbios pulmonares crônicos ou agudos. Emprega métodos e uma grande variedade de exercícios terapêuticos. 

* Desportiva  

 

O fisioterapeuta atua na prevenção, planejamento, implantação, coordenação e supervisão de programas destinados à recuperação funcional de atletas amadores e profissionais. Orienta o atleta e os praticantes de atividades físicas, fortalecendo e preparando as regiões mais susceptíveis a lesões em cada esporte. 

*Dermato-Funcional 

 

Atua nesta área prevenindo o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e para facilitar o pré e pós operatório de cirurgias plásticas. Atua ainda, na celulite, flacidez muscular, estrias, envelhecimento cutâneo, queimaduras e acne. 

* Geriátrica

 

Atua junto ao idoso e proporciona uma melhor qualidade de vida a este, promovendo uma melhor postura, uma marcha equilibrada, uma melhora da auto-estima, evitando a depressão e o sentimento de incapacidade. 

*Hidroterapia 

  È uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e um profissional especializado na atividade, um fisioterapeuta.

*Hospitalar

 

Atua nas enfermarias de hospitais e UTI's, com pacientes acamados. Envolve trabalhos respiratórios, neurológicos, cardiológicos, alongamentos, higiene brônquica, fortalecimento dos músculos, etc.

*Neurológica

 

Função de reabilitar pacientes com problemas neurológicos. 

*Osteopatia

 


A  fisioterapia dispõe da osteopatia para tratar das dores que hoje limitam indivíduos nas suas atividades da vida diária, profissionais e pessoais, essas são doenças que promovem não só limitações mais principalmente dor.

 *Onco-Funcional

 

A fisioterapia em oncologia é uma especialidade que tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.O fisioterapeuta oncológico deve estar apto para desenvolver suas atividades com pacientes infantis, adolescentes, adultos jovens e idosos, em situações que vão desde a cura aos casos em que ela é irreversível, e desenvolver seus programas de tratamento dentro deste contexto.


*Pediátrica

 

 

Promove um melhor nível de vida para crianças, principalmente àquelas que apresentam desenvolvimento psicomotor abaixo dos padrões considerados normais para sua faixa etária. 

*Preventiva

Além de tratar lesões tem papel fundamental na prevenção, como conscientizar a população em geral, especialmente crianças, quanto à postura, prevenindo alterações posturais e evitando complicações posteriores. 

*Queimados

 

Usando como principal recurso a cinesioterapia, tem como objetivo desenvolver os movimentos do paciente que sofreu queimaduras.

*Quiropraxia

 

È eficaz para aliviar e prevenir dores corporais ou articulares, além de ajudar a resolver problemas em órgãos e sistemas de todo o corpo. Com esse objetivo  o de garantir o bom funcionamento global do organismo.

*Reumatológica

 

Com exercícios que ativam a circulação e desenvolvem a capacidade dos movimentos em pacientes acometidos por causa de dores nas articulações, a fisioterapia está indicada em pacientes com reumatismos, artrites, artroses e osteoporose.


*Traumato-Ortopédica Funcional

 

 

Atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. Pode atuar em fraturas, torções, amputações e lesões musculares, inclusive evitando que estas ocorram, e evitando, em alguns casos, uma cirurgia, trabalhando de forma preventiva

*Trabalho

 

Atua na análise ergonômica do local, dos objetos de trabalho e, principalmente, da postura dos funcionários no trabalho. 

*  Ginecologia e Obstetrícia       

 E uma especialidade de grande importância no atendimento de gestantes, pacientes com incontinência urinária, pacientes mastectomizados (retirada da mama), entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...