"Fisioterapia e para Fisioterapeuta. O Exercicio ilegal da profissão de fisioterapeuta assim como suas técnicas ,métodos ou ciências acarreta em riscos ou danos a saúde da população e configura crime.Exiga fisioterapeuta formado."









sábado, 16 de abril de 2011

Entrevista com Dr. Humberto Neto do Blog Guia Do Fisioterapeuta.


1-VIVER MELHOR –Nome e formação profissional?
Humberto Leal C. Neto, sou fisioterapeuta com especialização em acupuntura e mestrado em Ciências Biológicas pela UFRJ.




2-VIVER MELHOR-Como foi a escolha do curso de fisioterapia?
Há muitos anos atrás, na época em que deveria prestar vestibular, eu estava em uma dúvida terrível. Eu sabia que queria fazer uma faculdade relacionada a área biomédica, mas nenhuma das propostas de cursos me atraía. Foi então que o meu professor de biologia da época falou sobre a fisioterapia. Por acaso o filho dele estava currsando a faculdade de fisioterapia. Lembro que naquela época (estou falando dos idos de 1995) a profissão era praticamente desconhecida pela mídia. Ninguém sabia ao certo o que o fisioterapeuta fazia. Foi então que ele me falou sobre reabilitação, sobre as opostunidades de trabalho, etc... Me pareceu uma carreira interessante, e mesmo sem saber muito sobre a profissão decidi apostar minhas fichas nela . . . e devo dizer que não me arrependi até hoje.


3-VIVER MELHOR –Que área da fisioterapia atua ou já atuou ?
No momento eu estou trabalhando exclusivamente com pediatria. Atendo crianças hospitalizadas e também faço ambulatório de amputados. Quando recém-formado, trabalhei com pacientes neurológicos – AVC, Parkinson, TRM. Trabalhei também em uma clínica de dor crônica.


4-VIVER MELHOR –Encontrou alguma dificuldade no inicio do seu trabalho?
Ah Sim! Creio que como todo recém-formado, tive dificuldades em me inserir no mercado de trabalho. Por muito tempo atendi pacientes em domicílio e estudei desesperadamente para ser aprovado em concurso público.

5-VIVER MELHOR-No tempo de estudante teve alguma cadeira especifica que você se identificou,o qual o levou a escolha da área de atuação?
Sem dúvida as cadeiras de fisioterapia aplicada a neurologia e pediatria. Duas áreas que no fundo são bastante semelhantes e se complementam. Ambas desafiam o fisioterapeuta a desenvolver atividades que sejam capazes de motivar os pacientes e que ao mesmo tempo tenham objetivos funcionais.


6-VIVER MELHOR-Gostaria que mencionasse blogs dentro do universo da fisioterapia que você acompanha e recomenda?
Existem alguns blogs muito interessantes e de excelente qualidade. Eu destacaria alguns que já acompanho há algum tempo: Mobilidade Funcional em Fisioterapia - http://mobilidadefuncional.blogspot.com/
Excelentes postagens sobre fisioterapia respiratória, particularmente em relação a preocupação em mobilizar precocemente os pacientes em UTIs. 14-F Fisioterapia - http://geraldobarbosa43.blogspot.com/ O Blog do fisioterapeuta Geraldo Barbosa, que discute de forma brilhante aspectos filosóficos e políticos de nossa profissão. Este não é um blog sobre aspectos técnicos/científicos, mas é altamente recomendável pois não basta ao fisioterapeuta ser bom tecnicamente, é preciso também ter uma visão crítica sobre o contexto político de nossa profissão. Artigos Comentados em Medicina Intensiva - http://artigoscomentados.blogspot.com/
Excelentes postagens sobre tópicos atuais em terapia intensiva. Fisioterapia em Terapia Intensiva - http://fisioterapiaemterapiaintensiva.blogspot.com/
Leitura obrigatória para quem gosta de terapia intensiva. Excelentes postagens direcionadas ao fisioterapeuta intensivista.
Além destes, destaco também alguns blogs que eu sempre leio pois apresentam pontos de vista muito interessantes, como: Dores Crônicas – o blog da dor crônica http://dorescronicas.com.br/ Papo de Fisio - http://papodefisio.blogspot.com/ Fisioterapia ConCiência - http://fisioterapiaconciencia.blogspot.com/ Bar do Fisio - http://bardofisio.blogspot.com/


7-VIVER MELHOR-O que você acha a respeito do crescimento da fisioterapia?
Como ciência, a fisioterapia tem avançado bastante. Inúmeras pesquisas demonstram fisiologicamente a importância de nossa atuação profissional. Profissionalmente, já não somos mais “aquelas pessoas que fazem ginástica estica-e-puxa com os pacientes”. Porém, na minha opinião existe um número excessivo de faculdades de fisioterapia, algumas com a qualidade muito ruim.


8-VIVER MELHOR-Quais áreas da fisioterapia estão se mostrando mais promissoras atualmente?
Neste momento, creio que duas áreas se destacam em termos de oportunidades de trabalho e possibilidade de retorno financeiro são a geriatria e a estética.



9-VIVER MELHOR- Agradeço sua participação, gostaria que deixasse uma mensagem aos leitores do VIVER MELHOR.
Inicialmente agradeço o convite para esta entrevista, sinto-me honrado em poder compartilhar minhas opiniões e pontos de vista com os seus leitores. A fisioterapia é uma profissão preocupada, em última análise, a garantir ou devolver a qualidade de vida às pessoas, e será cada vez mais importante visto que nossa população está envelhecendo. Parabenizo a Kessler Quinderé do site VIVER MELHOR pela qualidade e seriedade com que trata as informações em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...